Autor: Fabiana Carvalho de Souza, nutricionista do Einstein
|
O limão é um fruto cítrico produzido pelo limoeiro, uma árvore perene de pequeno porte, do gênero Citrus, que é parte da família Rutaceae.
Os limões são ricos em ácido cítrico, que confere ao fruto um sabor ácido. As frutas cítricas não só apresentam um sabor bem particular, mas também apresentam benefícios à saúde. Citrus e seus produtos são uma boa fonte de vitaminas, minerais e fibras alimentares que são necessários para o crescimento, desenvolvimento global e bem estar nutricional.
Rico em vitamina C, o limão ajuda a fortalecer as defesas do corpo, prevenindo doenças. Também é boa fonte de potássio, magnésio, cálcio e fósforo, vitamina B6, cobre, riboflavina, ácido pantotênico, vitamina A, ácido fólico e uma variedade de fitoquímicos. Sendo um alimento vegetal, não contém colesterol, gordura ou sódio. O limão ainda possui várias propriedades benéficas ao organismo, tais como: bom para a circulação (redução da pressão arterial), ajuda a digestão, previne alguns tipos de câncer, reduz os níveis de colesterol, adstringente, antibacteriano e antiviral.
O limão também possui uma substância chamada limonemo, que protege o corpo contra os efeitos destrutivos dos radicais livres.
Os compostos químicos como limonóides podem atuar na diminuição de ocorrências de câncer de mama, pele, pulmão, boca, estômago e cólon. FONTE: www.einstein.br
ATIVIDADE FÍSICA: Qual o melhor horário para praticar?
A resposta a essa pergunta é impossível de ser negada. Há vantagens significativas nos treinos pela manhã. Durante a atividade física liberamos hormônios (como adrenalina e endorfina) que nos proporcionam sensação de bem-estar, disposição física e mental, aumentam a resistência, memória, motivação e diminuem o estresse. Assim, ao iniciar um dia de trabalho com todas essas sensações, o rendimento será melhor e o enfrentamento de possíveis situações de estresse se tornará mais efetivo. Porém, devemos considerar a individualidade biológica. Cada ser humano tem uma característica e responde de forma diferente ao mesmo estímulo. Há pessoas que preferem sentir esses “prazeres” após um dia de trabalho, como sensação de “recompensa”, optando por treinos noturnos. Por outro lado, há indivíduos que ao treinarem à noite, aceleram o metabolismo, gerando um estado de alerta que prejudica o início do sono. O que deveremos sempre buscar, independentemente do horário, é a manutenção da prática regular de atividade física, prática essa que trará inúmeros benefícios relacionados ao bem-estar, além do papel preventivo de diversas doenças. FONTE: www.einstein.br |